Meu canal

Book Review: Trono Destruído, Victoria Aveyard

“O mesmo não vale para a última das Calamidades, um ato voluntário dos homens.(…) De alguma maneira, pela divisão da partícula mais minúscula da existência, os cientistas do velho mundo descobriram que poderiam criar a mais destrutiva das armas, a bomba nuclear."

Trono Destruído é uma coletânea definitiva da série e possui seis contos, quatro deles são inéditos. A obra conta com um designer especial com tinta roxa, marcas exclusivas e bandeiras criadas especialmente para esta edição sobre a história. Tem também registros sobre a história de Norta e detalhes de como era o mundo antes de surgirem os prateados. A maior parte das páginas são anotações do personagem Julian falando sobre suas pesquisas feitas sobre os passados. O livro também tem mapas, bandeiras, árvores genealógicas, trechos de arquivos perdidos e pedaços do diário de Caroline (mão de Cal).

Os Contos que tem no livro são Canção da Rainha, Cicatrizes de Aço, O mundo que ficou para trás, Coração de Ferro, Luz do Fogo e Adeus.
"Às vezes me pergunto se as diferenças entre vermelhos e prateados são maiores do que imagino. Nunca nem me importei em conhecer um prateado, e de fato nunca conheci. Tem o sangue, claro, sua cor e o que implica. Habilidades que mal consigo compreender. Velocidade, controle sobre água, metal, animais, clima ou força descomunal. Mas, fora isso, haverá algo mais? Eles nascem diferente de nós, mais severos, cruéis e violentos, ou se tornam assim? Eu pensava que era a primeira opção. Agora já não sei mais."
Canção da Rainha vai contar a história da rainha Coriane, mãe de Cal, como ela vive no castelo, com seu irmão e amiga. E claro, como é viver com Elara Merandus manipulando sua mente a todo momento que conseguia.

"Coriane estava com vinte e um anos e grávida pela quarta vez. Não contou a ninguém, nem mesmo a Tibe. Não queria magoá-lo. Sobretudo, não queria que ninguém soubesse. Se Elara Merandus realmente ainda a infernizava e fazia seu corpo se voltar contra os filhos durante a gestação, Coriane não queria qualquer anúncio a respeito de outro bebê real."

Mesmo com todas as tentativas de Elara conseguiu dar a luz a Cal. Um bebê doce e divertido, que mesmo pequeno já era melhor do que qualquer escudo do reino.

Em Cicatrizes de Aço temos acesso a todos os arquivos e documentos trocados entre Diana Farley e a guarda escarlate. Nesse conto temos a participação do irmão da Mare, que apareceu muito pouco nas edições anteriores, porém, foi o que mais marcou a todos.

Por ser um conto que é feito basicamente a base de trechos de mensagens e pouco diálogo, eu vou apenas mostrar algumas fotos desse conto.

Em O Mundo que Ficou para Trás vamos acompanhar a jornada de Lyrisa, uma princesa que está fugindo do seu destino, e Ashe, um capitão que adora fazer o que ama. Com a narração sendo interligada entre os dois, conseguimos ver o ponto de vista de personagens que estão longe da guerra entre os prateados e vermelhos, e estão apenas seguindo suas vidas (ou tentando).

Lyrisa foi prometida em casamento ainda muito jovem para um outro príncipe e com a guerra estando no seu estopim, ela aproveitou para fugir para o mais longe, e consegue ajuda com barqueiros que transportam pessoas de um lado ao outro pelo mar. 
Meu nome é Lyrisa. Sou a princesa legítima de Lowcountry, e preciso chegar aos Portões de Mizostium o quanto antes. 

Ashe é um jovem capitão que desde cedo aprendeu que um "serviço tranquilo, rio tranquilo", só que tudo muda quando ele aceita levar uma prateada misteriosa para os Portões (o lugar onde vermelhos e prateados vivem em harmonia). Em certos momentos Lyrisa age diferente do que todos imaginam dos prateados, já que ela é uma moça quieta. E uma característica comum dos prateados é humilhar a todos os vermelhos, ou coisa pior. Quando Lyrisa começa a agir reservadamente, e foge das atenções, um alerta começa a apitar na cabeça de Ashe, lembrando que ela deve está fugindo de algo.

"A prateada mergulhou no rio sabendo que um ninfoide a aguardava, pronto para afogá-la ou levá-la embora. Tudo por um garoto vermelho quietinho, que ela nem conhecia. O filho de uma serva vermelha, nada, ninguém. E uma princesa prateada pulou na agua para salva-lo, sabendo o risco que ela assumiu, e por quem."

O conto infelizmente é bem curtinho, mas eu devorei ele em algumas horas. Na minha opinião foi um dos melhores de todo o livro, porque consegui ter uma perspectiva diferente do da Mare e do Cal.

Um dos Contos mais aguardado por mim foi Coração de Ferro, nele vamos acompanhar Evangeline, seu irmão e sua amada Elane. Após eles abrirem mão do seu trono no final do livro Tempestade de Guerra, e decidiram virar pessoas comuns. Sem uma coroa ou nome, apenas uma prateada comum. Eles estão em Montfort, mas precisam renunciar ao seu trono em Rift, assim vamos acompanhar a sua luta interna sobre como é ser uma prateada sem um titulo.

“É que… eu não deveria ter que falar para o mundo o que sou. Só deveria ser.”
Luz de Fogo vamos acompanhar Mare na sua busca por paz após todo o acontecido no final de Tempestade de Guerra, e claro, por Cal que agora está a cargo de reconstruir Norta ou o que sobrou dela. E esse conto fala do momento que os dois estão prestes a si encontrarem em Montfort.

Vamos tentando saber como ficou a relação dos dois com o final "aberto" do livro anterior, e tentando não matar os dois de raiva por tanta enrolação.

Em Adeus temos uma narração feita por Maven, que na minha opinião deveria ter sido bem mais construído. A autora crucificou o coitado que foi modificado pela mãe doida desde criança, o transformaram em um monstro quando nem ele mesmo conseguia pensar direito. Sabe aqueles últimos pedaços que o Maven aparece e deixa a sua marca.
 
"Apesar de nossas diferenças, temos isso em comum. Usamos nossa dor para nos destruir."
Espero que tenham gostado do Book Review da obra mais solicitada pelos fãs nesses últimos tempos. Para você que é fã da autora e dos seus livros, super recomendo você lê esse livro. 

Tem um post com a ordem de leitura da série, é só clicar e ir acompanhar. 


Espero que tenham gostado da resenha e me contem nos comentários se querem saber mais detalhes de alguma série ou livro.

Beijoss, e até a próxima!!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)