Meu canal

Lançamento: mergulhe no Coração das Trevas, de Joseph Conrad


CORAÇÃO DAS TREVAS

Ilustrador: Braziliano Braza

Chegou a hora dos darksiders embarcarem no mais intenso dos relatos que a imaginação humana já concebeu. Dando sequência à publicação de grandes obras na coleção Medo Clássico, a DarkSide® Books apresenta o contundente romance de Joseph Conrad, Coração das Trevas.


Acompanhe a viagem do capitão Marlow pelo grande rio africano Congo, em uma missão de resgate que acaba revelando o horror em suas diversas facetas. A edição traz a bordo ilustrações de Braziliano Braza, os Diários do Congo nos quais Conrad se baseou, um ensaio de Virginia Woolf sobre o autor, e posfácio do pesquisador Carlos da Silva Jr sobre o colonialismo. Inspiração para o filme Apocalypse Now, o lançamento é uma das mais importantes obras da literatura mundial.

Em meados da década de 1870, o rei Leopoldo II da Bélgica passou a promover supostas expedições humanitárias e científicas para “civilizar os selvagens” que habitavam o Congo. No entanto, o monarca apenas explorava o país: escavava o ouro, abatia elefantes em busca do marfim, promovia caçadas esportivas e devastava a floresta nativa. A riqueza produzida seguia diretamente para os cofres pessoais do rei. Além disso, essa exploração era realizada por meio de crueldades com os habitantes nativos, que morriam de fome, de doenças e por excesso de trabalho, ou sofriam torturas, estupros e massacres perpetrados pelos europeus.

No ano de 1890, quase no fim de sua carreira marítima, o polonês Joseph Conrad desceu o rio Congo como capitão de uma embarcação a vapor. A experiência viria a marcá-lo pelo resto da vida. Ao chegar no Congo, Conrad encontrou apenas o horror em suas diversas facetas, o horror praticado pelos agentes da civilização, o horror absoluto. Ele rompeu o contrato de três anos e retornou à Inglaterra depois de apenas seis meses. Anos depois, baseando-se na experiência, escreveu o romance Coração das Trevas, em que o capitão Marlow relata sua viagem pelo grande rio africano para o resgate de um gerente de posto de comércio chamado Kurtz.



Depois dos contos de Edgar Allan Poe e de H.P. Lovecraft, dos romances Frankenstein , Drácula, O Médico e o Monstro , e da antologia Medo Imortal a DarkSide® Books dá sequência à publicação de grandes obras da literatura na coleção Medo Clássico com o contundente romance de Joseph Conrad e seu mergulho no Coração das Trevas. Como todo clássico digno desse nome, Coração das Trevas é um daqueles livros que sempre projetam luzes sobre as sombras incessantes que nos espreitam.


SOBRE O AUTOR

Filho de poloneses, Joseph Conrad nasceu Józef Teodor Konrad Korzeniowski no ano de 1857 em Berdyczew, atualmente na Ucrânia, na época dominada pelo Império Russo. Devido às atividades insurgentes do pai, que também era poeta e tradutor, passou parte da infância exilado na Rússia com a família. Pouco depois ficou órfão e passou a ser criado por um tio. Em 1874 mudou-se para Marselha, na França, onde iniciou uma carreira na Marinha Mercante. A partir de 1878 estabeleceu-se definitivamente na Inglaterra, onde adquiriu a cidadania em 1886, ano em que também começou a se dedicar à escrita. Muito embora só tenha aprendido inglês na vida adulta, produziu uma vasta obra no idioma, composta por romances, contos, ensaios e dois livros autobiográficos. Entre seus principais livros estão Juventude, Coração das Trevas, Lorde Jim e Nostromo.
Espero que tenham gostado do post. Trouxe um lançamento muito espero para todos que adoram um Clássico. E como a Darkside está arrasando no ano de 2021, quis mostrar pra vocês um pouco dessa obra.

Beijoss, e até a próxima!!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)