Enjoy Books

Tudo sobre livros, séries e estudos.

Bom Estudos VS Mau Estudos (como melhorar seu desempenho)

Foto: Tumblr
Aprendi com minha experiência que quase sempre a gente pode gostar das coisas, se decidir firmemente que vai ser assim. É claro que temos de decidir firmemente.

Esse post está sendo feito depois de 4 meses de pesquisa e estudos, tentando melhorá-lo e deixando da forma que todos possam entender. Li muitos posts no tumblr e sites, e alguns tirei do livro Girlboss. Espero que gostem e aprendam que procrastinar nem sempre é bom.

🌿 BONS ESTUDOS

  • Relembre. Quando você olha para uma passagem e tenta estudá-la, desvie o olhar e lembre-se das idéias principais. Tente recordar conceitos quando estiver caminhando para a aula ou em uma sala diferente da onde você a aprendeu originalmente. A capacidade de recordar - gerar as idéias de dentro de si mesmo - é um dos principais indicadores de um bom aprendizado.
  • Teste a si mesmo. Em tudo. O tempo todo. Flashcards são seus melhores amigos. Use questionário se não quiser criar flashcards à mão. Peça a alguém para testá-lo em suas anotações.
  • Espace sua repetição. Espalhe seu aprendizado em qualquer assunto um pouco todos os dias, como um atleta. Não se sente e estuda um assunto por 2 horas, faça meia hora todos os dias.
  • Faça pausas. É comum ser incapaz de resolver problemas ou descobrir conceitos em matemática ou ciências na primeira vez que você os encontra. É por isso que um pouco de estudo todos os dias é muito melhor do que muitos estudos de uma só vez. Quando estiver frustrado, faça uma pausa para que outra parte da sua mente possa assumir o controle e trabalhar em segundo plano.
  • Você precisa de intervalos para que seu cérebro retenha as informações. Experimente o método Pomodoro se você tiver problemas com o intervalo de tempo!
  • Diga em voz alta, como você está ensinando, seja para uma aula imaginária ou para sua irmã que não se importava. O esforço adicional de ensinar em voz alta permite codificar mais profundamente. 
  • foco. Desligue o telefone / Nada de Netflix / qualquer distração e limpe a sua mesa com tudo o que você não precisa. Use aplicativos como o Forest, se você não puder ficar fora deles! 
  • Faça a coisa mais difícil no início do dia, quando estiver bem acordado e com menos probabilidade de afastá-la. 

🌿 MAUS ESTUDOS

  • Evite essas técnicas - elas podem desperdiçar seu tempo, mesmo que enganem você a pensar que está aprendendo!
  • Releitura passiva - sentado passivamente e passando os olhos de volta por uma página. Isso é uma perda de tempo, francamente, e não faz nada para ajudar as informações a passarem para o seu cérebro sem lembrança. 
  • Destaque em destaque. Colorir uma passagem de texto em marcador não ajuda em nada. É bom sinalizar pontos-chave para acionar conceitos e informações, mas verifique se o que você destaca está incluído. 
  • Esperando até o último minuto para estudar. NÃO CAIAM !!! 
  • Fazendo o que você sabe. Isso não está estudando! É como aprender a fazer malabarismos, mas apenas jogando uma bola. 
  • Não pedindo ajuda a seus professores. Eles estão acostumados a estudantes perdidos que procuram orientação - o trabalho deles é ajudá-lo. 
  • Não estou dormindo o suficiente. Seu cérebro pratica e repete o que você pensa antes de dormir, além de reter informações e se reparar. A fadiga prolongada permite que as toxinas se acumulem no cérebro, interrompendo as conexões neurais que você precisa pensar rapidamente e bem. E sem perceber você não vai ter estudado o suficiente. 


Espero que tenham gostado do post, eu pesquisei e li bastante para escrever e aprimorar ele ainda mais.

Beijoss, e até a próxima!!

Comentários

  1. Oi Alice,
    Faz alguns anos que sai da faculdade, mas algo que sempre coloquei na cabeça foi a importância de pedir ajuda caso não entendesse alguma coisa, não podemos ter vergonha ou orgulho, saber reconhecer a falha, perguntar, aprender com os erros é muito válido.
    Ótimas dicas!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário