
Hoje vim falar de um livro que depois de 2 meses consegui ler! O famoso bloqueio literário tinha me pegado, mas aos poucos vou voltando ao normal.
Só escute é um livro que conheci a partir do projeto que estou participando: Um ano mágico, pelo instagram. Quem quiser acompanhar é só procurar no insta a #umanomagico que encontram rapidinho. O projeto consiste em ler livros que transformem e ajudem ao seu ano ser um ano maravilhoso. Comigo está super ajudando! É um projeto muito massa!! Vamos ao livro?
Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas:
Onde encontrar: Saraiva
Sinopse:
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?

Bom, Só escute: Um misto de emoções. Esse livro não é um clichê sobre adolescência onde tudo é lindo e perfeito. É um livro sobre como realmente a vida é, fácil ou não temos que seguir. Sarah soube construir seus personagens, eles tem um propósito em todo livro e isso torna a historia muito mais interessante.
Os primeiros capitulos foram muito arrastados para mim. Acho que por isso demorei tanto pra concluir essa história. O livro aborda questões muito atuais e presentes entre os jovens, além do núcleo familiar não ser tão bem construido assim. Este livro aborda 2 assuntos importantes: distúrbios alimentares e Abuso. Além de ter como centro como as pessoas reagem ou se anulam em situações difíceis.
Não sinta vergonha das músicas que ama.

Annabele é a caçula da familia. Sua mãe teve uma depressão muito forte por causa da morte de sua mãe e ela acabou voltando todas suas energias para a carreira das filhas.
De inicio a filha do meio: Kirsten vai super bem, mas depois começa a falta de emprego e ela resolve abandonar a carreira para se dedicar aos estudos.
A do meio, e a que Annabele acha mais linda: Whitney, acabou teneo anorexia. Sua carreira acaba e ela tem de voltar para casa dos pais.

Annabele é a única que continua sendo modelo. Passa um tempo, e ela não vê mais sentido no que faz. Porém nao tinha forças de abandonar o trabalho por causa de sua mãe. Ela tinha medo que sua depressão voltasse. O que a impulsiona de sair do trabalho foi um fato traumatico que aconteceu com ela. O que moldou sua personalidade dali por diante.
Por causa desse fato também, ela acaba perdendo uma grande amiga dela. A Sofie. Só que ela fica sozinha quando volta as aulas. Além de se sentir sozinha em casa ela passa a se sentir assim na escola.
Ela começa uma amizade com o estranho do colégio. O: Owen. Diga-se de passagem meu personagem preferido do livro. Ele é bem diferente de todos, e com a ajuda dele, e da música Annabele consegue superar muitos de seus problemas emocionais.

Aliás! Eles são bem diferentes. Mas ele é muito IMPORTANTE! Um livro muito sensivel ao mesmo tempo consegue abordar temas tão difíceis. Aprendemos a buscar ajuda. Alem de ter um romance amorzinho; Entendemos que o silêncio fala mais que as palavras. Um livro lindo!! Minha primeira leitura dela, de muitas que virão. Ameii.
"– Só escute – li em voz alta.– É. Não pense ou julgue. Só escute.– E depois?– E depois – ele disse – você pode chegar a uma conclusão. É justo, não acha?
Gostei bastante da resenha, sempre curti esses livros que retratam a adolescência. Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirBjos
falandocomaali.blogspot.com