Meu canal

Decoração Estilo Provençal como nos Romances de época



Oi oi gente,
o post de hoje é sobre o Estilo Provençal e como ele remete aos livros do gênero Romance de Época. Que por sinal é um dos gêneros mais aclamados pelas jovens. Então, decidi trazer uma seleção de dicas de móveis provençais e trouxe a definição de cada um...

Romance de época

Romances de Época são histórias de amor, passadas quase sempre na Inglaterra do sec. XIX. Em geral, temos um casal principal, que vai lutar ao longo do livro contra os obstáculos que impedem sua felicidade - e muitas vezes o principal obstáculo é admitir que se gostam. Muitos protagonistas dos Romance de Épocas pertencem à aristocracia britânica, que no século XIX obedecia a um conjunto muito rígido de regras e procedimentos. Durantes alguns meses dos anos, período conhecido como "temporada", os ricos e os bem-nascidos frequentavam eventos sociais (bailes, jantares, saraus) nos quais o principal objetivo era ver e ser visto. E como esses livros são, acima de tudo, romances, há sempre muitas cenas de romances durante o desenrolar da história. Sem medo de spoiler, podemos garantir: Romances de Época sempre tem um final feliz!

Sendo assim, vamos falar do estilo provençal que nada mais é que um estilo que nos faz sentir dentro de um livro. Tanto os móveis como toda a história por trás da criação dos móveis provençais, nos faz emergir no gênero Romance de época.

Estilo Provençal

O estilo provençal mistura um pouco do estilo romântico com o estilo rústico, trazendo as sensações do campo para a criação de ambientes tranquilos e aconchegantes. Com um toque de romance, e claro, com um estilo meigo. Por ser um estilo delicado e romântico, eles são trabalhados com cores em tons pastéis como verde claro, lilás e azul. O estilo provençal, surgiu na França por volta do século XVII e XVIII, juntamente com a criação dos móveis.

Moveis Provençais

Os Móveis Provençais são peças que surgiram nos séculos XVII e XVIII, quando os fabricantes de móveis locais no sul da França começaram a imitar os móveis ornamentados produzidos em Paris, criando essencialmente suas próprias peças de inspiradas nos móveis da capital, mas com os materiais mais acessíveis que eles tinham à sua disposição. O visual se espalhou, principalmente, após a primeira Guerra Mundial, quando os soldados voltaram para casa, inspirados no visual das casas de campo que haviam visto no sul da França.

No período que os móveis estilo provençal surgiram, os móveis parisienses do passado eram altamente ornamentais e geralmente exagerados, com floreios na forma de molduras douradas e painéis ornamentados. Os móveis estilo provençal, por outro lado, eram muito mais rústicos, mas pareciam encontrar um equilíbrio entre beleza e conforto. Se você quiser saber mais sobre móveis e produtos com esse estilo, no site Atelier Clássico você encontra uma enorme variedade de estilos, e pode escolher o que faz seu estilo.

Foto: Pinterest

Os Móveis Provençais são peças rústicas personalizadas com tonalidades delicadas. O estilo dos Móveis Provençais são ideais para quem aprecia uma decoração aconchegante e mais romântica. Esse estilo de móvel provençal é caracterizado pelo fino acabamento e linhas com curvas sinuosas, apresentando detalhes entalhados e apliques em madeira, principalmente em formas de conchas.
Os móveis podem ser usados na decoração de quartos, cozinhas, quartos para bebês, salas de jantar e até banheiros.

Foto: Pinterest

Espero que tenham gostado do post, algumas informações foram tiradas do site Atelier Clássico para compor as informações os detalhes do Estilo Provençal. Todo o post foi feito com muito carinho para os fãs do gênero Romances de Época
 
Beijoss, e até a próxima!!

Comentários

  1. Nossa, uma decoração mais linda que a outra.

    Silviane • kzmirobooks.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!

    Eu não sabia que esses móveis tinham esse nome, sempre achei esse estilo de decoração um encanto! Se dependesse de mim, meu quarto seria todo assim rsrs! Gostei muito da postagem ♡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)