Meu canal

Península Escandinava

Resenha: Tempo de reacender estrelas, da Virginie Grimaldi

"Sinto meus braços formigarem sob o peso de minhas filhas e meu coração se enche de felicidade. Pronto, acho que conseguimos fazer as estrelas voltarem a brilhar."

Em Tempo de reacender estrelas, da autora Virginie Grimaldi. Vamos encontrar uma história de superação e aprendizados, de uma familia que está passando pelo seu pior momento na vida. Anna tem 37 anos, está trabalhando como garçonete, sofre para tentar pagar as dividas que só acumulam e ainda por cima tenta o máximo possível cuidar das duas filhas, Chlóe de 17 anos e Lily de 12 que por incrível que pareça também estão passando por problemas.
Anna tem 37 anos, está separada do marido e as dívidas não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em um restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, com quem encontra apenas no café da manhã. Chloé tem 17 anos. Uma adolescente cheia de sonhos prestes a desistir deles. É por meio de seu blog que vamos conhecendo melhor seus planos e desilusões. Lily, 12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias, que abandonou o barco quando ela tinha 5 anos. Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal. Uma história emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor. 

Anna é divorciada a 7 anos, e trabalha o dia inteiro em um restaurante como garçonete. Mesmo o dinheiro não sendo o suficiente para pagar as contas, ela consegue sustentar a casa e as duas filhas. Porém, um certo dia o chefe de Anna demiti ela por um motivo totalmente injusto e sem nexo, que acaba prejudicando ela mais do que esperado. Quando Anna percebe que tudo está ruindo (as dividas, as filhas e sem conseguir dinheiro), decidi fazer um tour pela Escandinávia, para ver a Aurora Boreal.

Chlóe tem 17 anos, e está passando por alguns problemas na escola. Ela sempre foi uma ótima filha e aluna, e apesar de ser quieta e tímida, nunca teve problemas com nada. Mas recentemente vem sofrendo de hipersensibilidade, ou seja, todos os seus sentimentos ficam a mil, por situações simples do dia-a-dia. E com a carência de pai e mãe, ela vai atrás de atenção nos piores lugares possíveis, para uma garota da idade dela.

Lily é a filha caçula, tem apenas 12 anos e leva a sua vida de uma forma bem leve e divertida. A forma que ela vê as coisas é bem inocente, mas sempre tem coragem de falar o que pensa, e enfrentar seus medos. Ela está com problemas na escola, e o único a saber de tudo é o Marcel (seu diário) e seu ratinho que tem o mesmo nome do seu pai.

Quando Anna percebe que a sua família está passando por tudo isso, decidi levar todas para uma viajem pelos países da Escandinávia. E é nesse cenário que vamos conhecendo e descobrindo tudo sobre essa família que mesmo cheias de problemas, estão juntas para enfrentar tudo. 

A obra trás diversas reflexões, aprendizados e assuntos muito importantes. Além de deixar o nosso coração aconchegante com tantos momentos lindos e delicados. 
"Ao longo da vida, sempre julgamos aquilo que acontece conosco, nos alegramos ou nos entristecemos. Mas só no fim saberemos se havia motivo para alegria ou tristeza."
A obra é encantadora, com histórias e cenas marcantes. Durante a leitura vamos encontrar de tudo um pouco: superação e insegurança por parte da Anna; bullying por parte da Chlóe e crescimento por parte da Lily (que fala tudo sobre a sua vida para o seu diário).

Vamos conhecer a história por três narrações diferentes: um pela Anna (a mãe), e os outros dois por Chlóe e Lily (as filhas).  Que por sinal, deixam a leitura mais engraçada e com histórias mais leves em certos momentos. 

Espero que tenham gostado da resenha, e me contem nos comentários se gostaram de conhecer a obra.

Beijoss, e até a próxima!!

Comentários

  1. Olá, tudo bem ?
    Achei interessante poder acompanhar a história por 3 visões diferentes, afinal a perspectiva de uma mulher, de uma adolescente e de uma criança, nunca serão iguais. E é tão bom quando a leitura fica leve e nos surpreende. Eu não conhecia o livro e deixei até anotado por aqui, achei bem interessante mesmo.
    Beijos.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei MUITO interessada nele. Primeiro, que achei a capa lindíssima. Segundo que adoro histórias sobre viagens de carro, motorhome ou qualquer coisa parecida. Adorei também que elas vão para os países nórdicos, porque é um dos meus sonhos conhecer eles. Para ver então a aurora boreal? Melhor ainda.
    Gostei que a autora colocou a narração entre as três. Acredito que deixe a leitura mais completa.
    Já coloquei na minha lista.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/12/melhores-leituras-de-2020.html

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais de conhecer essa obra, parece ser uma leitura intensa e emocionante. Confesso que fiquei com a curiosidade bem aguçada, já anotei a sugestão e irei ler em breve. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Confesso que pela capa não esperava esse turbilhão na história, e agora fiquei curiosa. Parece ter tudo que me conquista nas histórias, então com certeza dica anotada! Aliás, adoro narrativas com vários pontos de vistas. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    parece ser uma daquelas histórias que preenchem o leitor. Eu não conhecia o livro ainda mas ler sua resenha me fez crer que preciso lê-lo seja para saber até onde estas personagens chegaram ou para aprender junto com elas todas as lições contidas nessa jornada.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Esse livro já tinha chamado minha atenção pela capa, mas ainda não sabia nada sobre a história. Amei a premissa e, principalmente, saber que é uma leitura que traz tantas reflexões. Parece que as histórias realmente mexem com o leitor e fiquei curiosa para conhecer esses personagens. Gostei muito da indicação e essas fotos estão lindas. Vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia esse livro nem a autora, através da sua resenha fiquei impressionada com a adversidade dos fatos e que chega a um fator comum, fiquei curiosa e apaixonada por esses personagens quero muito ler esse livro. Parabéns pela resenha, fiquei tocada por ela e sensível a maneira que mostrou os fatos, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu leio de vez em quando uma resenha desse livro, mas a sua acho que foi a mais empolgante! Parabéns! Quero ler esse livro dentro em breve, espero conseguir!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Acho que não conhecia esse livro, mas achei a capa muito linda. A história realmente parece ser de superação e parece emocionar também. Vou ver se leio em breve!

    Abraços!
    www.juristageek.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)