Enjoy Books

Tudo sobre livros, séries e estudos

FLIPOP ON-LINE 2020: Dias 3 e 4



Faltam apenas 2 dias para a 4ª edição da FLIPOP! Dessa vez, o Festival de Literatura Pop será gratuito e on-line, com transmissão no canal de YouTube da Editora Seguinte (inscreva-se!).

De 9 a 12 de julho, você poderá assistir a 16 bate-papos com autores nacionais e estrangeiros falando de temas como mercado editorial, gêneros literários, representatividade e leitura na adolescência. Nesta newsletter, você conhece mais sobre as pessoas convidadas das mesas do terceiro e do quarto dia!

Todas as mesas do festival terão sorteios, e uma das formas de concorrer é preenchendo este formulário.
Também criamos uma lista de transmissão no Telegram onde compartilharemos todas as informações sobre o festival. Inscreva-se para não perder nenhuma novidade: t.me/flipop2020

Além do romance, quais outros gêneros têm sido produzidos para o público jovem e quais os desafios de colocá-los nas estantes quando há tantos best-sellers na competição?

PARTICIPANTES

Aryane Cararo disse com cinco anos de idade que seria escritora. Virou jornalista e depois se meteu a escrever livros. É feminista, curiosa, mãe da Nina e ama ler e conversar. Ainda ouve rock da época de adolescente, mas ampliou muito o repertório. Fez mestrado em estética e história da arte na USP e faz doutorado em estudos de gênero na ULisboa/Nova. Com Duda Porto de Souza, escreveu Extraordinárias e Valentes.

Luiza de Souza nasceu em Currais Novos (RN), em 1992. Estudou publicidade na UFRN e na internet é conhecida como @ilustralu. Atualmente, trabalha como ilustradora, faz quadrinhos, e participa de projetos empolgantes pra ganhar a vida, manter o juízo no lugar e alimentar Goiaba, sua gata.

Samuel Gomes foi eleito Top Voices 2019 pelo LinkedIn. É escritor, palestrante, criador de conteúdo, apresentador, motion designer, diretor de criação e consultor de diversidade. Guardei no armário, seu primeiro livro, ganhará nova edição pela editora Paralela no segundo semestre.

MEDIAÇÃO

Nanni Rios é jornalista, livreira e produtora cultural. Trabalha na Livraria Baleia, em Porto Alegre, onde assina a curadoria de livros, cursos e atividades, sempre com foco nas literaturas de autoria feminista e nas temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos.


Colecionamos muitos rótulos ao longo da vida, e a intersecção deles pode gerar experiências únicas ou criar um limbo de representatividade. Como lidar com essas caixinhas e ir além delas?

PARTICIPANTES

Elayne Baeta tem 22 anos, gosta de vinho tinto e não sabe dançar. Escreve as coisas que queria ter lido. Tem sotaque nordestino, miopia e coragem. No seu mundo ideal o preconceito não existe. Escritora, ilustradora, doutoranda em nada com especialização em coisa nenhuma. Só sabe o que espiou pra aprender e só escreve o que já sentiu no peito. Autora de O amor não é óbvio (Galera Record).

Gabriel Mar é manauara, gosta de músicas pop, sobremesas e de reclamar sobre como é caro ser adulto. Relações públicas de formação, escritor independente LGBT+, autor da duologia Altos dos Salgueiros e do livro Bem-vindos à Rua Maravilha, e criador do canal literário MaremotoTV.

Rebeca Kim é neta de japoneses, cadeirante e mora em Niterói desde 1994, ano em que nasceu. Sua escrita já esteve presente em alguns blogs de cultura pop, e teve também uma coluna de crônicas no "Deu a Louca". Iniciou sua carreira nos romances de ficção através das fanfics, e o conto Um amor de Carnaval da coletânea Confetes e Serpentinas é seu primeiro trabalho publicado. Também publicou o conto Um Romance Adolescente na coletânea Qualquer Clichê de Amor É Amor.

MEDIAÇÃO

Alexsander Costa tem 21 anos e nasceu na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Crescido numa cidade sem bibliotecas ou livrarias, descobriu na literatura um refúgio e atualmente mantém um canal e um blog sobre literatura, o Um Bookaholic.



Assistimos a uma crescente produção de poesia feita — e consumida — por jovens. Como se inicia essa prática e quais as diferenças de fazê-lo nesse momento da vida?

PARTICIPANTES

Bruna Vieira é blogueira, youtuber e escritora best-seller. Nasceu em 1994 em Leopoldina, Minas Gerais. Aos quinze anos, criou um blog para superar, por meio da escrita, uma desilusão amorosa, e a partir disso viu sua vida mudar. Foi colunista da revista Capricho e hoje compartilha em seus canais seus textos sobre suas experiências pelo mundo, sendo grande influenciadora digital. Seus livros já venderam mais de 300 mil exemplares.

João Doederlein, o @akapoeta, nasceu em Brasília (DF), em 1996, e começou a escrever aos 11 anos. Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, é um dos autores brasileiros mais conhecidos da rede. Autor dos livros O livro dos ressignificados e Coração-granada (Paralela).

Lorena Pimenta, formada em produção audiovisual, é conhecida pelos vizinhos como “garota-sorriso”. Carioca da baixada, ela adora dias ensolarados, muita praia e – é claro – a poesia. Escrever é sua forma de fazer o amor dançar, não só no seu peito, mas no de outras pessoas. Co-autora do livro Chorar de alegria (Alt).

MEDIAÇÃO

Paulo Santana nasceu em 1997, no Rio de Janeiro. Graduando em letras pela Universidade de São Paulo, trabalha desde 2016 no departamento de marketing do Grupo Companhia das Letras. Escreve sobre livros em seu perfil no Instagram, @compreinaoli.


Como é escrever para leitores que estão saindo da infância e ingressando na adolescência? Como é ter fãs nessa fase de descobertas e acontecimentos?

PARTICIPANTES

Carol Christo é apaixonada por cultura pop. Formada em publicidade e propaganda e pós-graduada em roteiro para cinema e TV. Seu primeiro livro, O último mestre Pokémon (Nemo), foi publicado em sete países. Também é autora das histórias da Magali nos livros Uma viagem inesperada e Um convite inesperado (Gutenberg), da Turma da Mônica Jovem, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções.

Jim Anotsu é escritor, tradutor, roteirista de cinema e admirador de orcas. Padeceu de uma graduação em literatura inglesa, o que explica seu comportamento estranho. É autor de romances como A Batalha do Acampamonstro (Nemo), Rani e o Sino da Divisão (Gutenberg) e A Espada de Herobrine (Nemo). Seus livros estão publicados em treze países pelo mundo e em vários idiomas.

Thalita Rebouças, jornalista de formação e carioca da gema, abandonou as redações para batalhar pelo sonho de ser escritora. Aos 25 anos, lançou seu primeiro livro, e já publicou 22 títulos, muitos deles traduzidos em mais de 20 países. Várias de suas obras já foram adaptadas para o teatro e para o cinema, diversas com roteiro dela mesma, com grande sucesso. Além de escritora, Thalita é também atualmente apresentadora do The Voice Kids, na Rede Globo.

MEDIAÇÃO

Adriel Bispo tem doze anos e é de Salvador, Bahia. De origem humilde, aprendeu a ler aos cinco anos com a ajuda da família e logo se apaixonou pelo mundo da leitura. Atualmente estuda em uma escola pública de Salvador e, graças à influência de sua prima, sua paixão pelos livros são aumentou. Criou a página @livrosdodrii no Instagram e, depois de denunciar aos seus seguidores os ataques racistas que estava sofrendo, milhares de pessoas começaram a acompanhar seu trabalho como influenciador literário nas redes sociais.



Uma conversa com a autora de Eleanor & Park (Seguinte), com mediação de Vitor Martins.

*Haverá tradução consecutiva.

Rainbow Rowell às vezes escreve para jovens (Eleanor & Park, Fangirl e a série Simon Snow), e às vezes para adultos (Anexos e Ligações), mas sempre cria personagens que falam demais, que acham que estão estragando tudo e que se apaixonam. Gosta de ler quadrinhos, planejar viagens para a Disney e discutir sobre assuntos banais. Mora em Nebraska com o marido e dois filhos.

Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e atualmente mora em São Paulo. É formado em jornalismo pela Universidade Cândido Mendes e trabalha com marketing editorial. Autor dos livros Quinze dias e Um milhão de finais felizes (Alt), e dos contos Escrito em algum lugar e Sete frases que poderiam mudar tudo, este publicado na coletânea Todo mundo tem uma primeira vez (Plataforma21).


Todo o evento será on-line pelo canal da editora. Para se INSCREVER é só clicar no link.

Beijoss, e até a próxima!!

Comentários