Resenha: Perigosa Amizade, da Gisela Bacelar


“Às vezes, nós nos afastamos da realidade, fantasiamos vidas às dos outros, esquecendo que a maior virtude está no que nos diferencia.”

Autora: Gisela Bacelar
Ano: 2017
Páginas: 235
Editora: Planeta
Onde encontrar: Amazon  |  Skoob 
Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: 'Ei, você quer ser minha amiga?'. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é 'todo garoto'. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como e quando seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.




Começamos a leitura sendo apresentados a Melissa e Roberta. A duas são bem diferentes uma da outra, mas a doçura da Melissa e a espontaneidade da Roberta tornou as duas inseparáveis. Denis é amigo de infância de Roberta, e assim que Melissa chega na vida da amiga os três viram um trio inseparável. Agora com todos adolescentes as coisas mudam um pouco. Com Denis focando na escola, e com os novos amigos, acaba que deixando as meninas de lado.

Somos apresentados também a Gabriel e Matheus (ambos são amigos de Denis), os dois são aquela dupla que tem problemas pessoais mas enfrentam e não se abalam por isso. A obra é composta por mais personagens, que ao longo da leitura são inseridos de acordo a situação, eles são inseridos de uma forma que você nem percebe.

O livro é o primeiro de uma série, pois, logo no final da obra temos um trecho da próxima obra Amigas para Sempre.

"Você não é ruim só porque alguém conseguiu antes de você. Cada um tem seu próprio tempo. Nunca desista de um sonho só porque demorará a realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma."



Em Perigosa Amizade, vamos acompanhar a vida de um grupo de adolescentes que estão tendo que enfrentar alguns problemas atuais e comuns para vários jovens, tudo para realizar seus sonhos. A obra tem diversos tabus e a autora desenvolve eles de forma fluída e delicada, onde nos mostra os detalhes e conexões com a realidade de muitos adolescentes. Adorei a forma que ela foi realista com os estereótipos e conseguiu quebrar alguns deles, com a personalidade e ações de determinados personagens.

O enredo é divertido e muito envolvente, fazendo a leitura ser mais leve e rápida. Ademais, vale ressaltar que é um livro high school, totalmente teen. É perfeito para tirar a sua ressaca literária.

Beijoss, e até a próxima!!

Comentários

  1. E eu achando pelo título que era quase um thriller, sei lá... mas é uma boa mesmo pra quem curte esse clima de high school
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Postar um comentário