Resenha: A História de Jesus para quem tem pressa, de Anthony Le Donne

Em fins do século 19 - em comparação com períodos anteriores -, não era difícil encontrar biografias da vida de Jesus. Os evangelhos atraiam o interesse de mentes criativas que se concentraram num grupo seleto de passagens, na esperança de acharem alguma indicação de carácter de Jesus e dos seus pensamentos mais íntimos.

Autor: Anthony Le Donne
Gênero: História Geral 
Páginas: 208
Editora: Valentina
Tradução: Milton Chaves 
Ano: 2019
Onde encontrar: Skoob  |  Amazon
Nestas páginas, você conhecerá as muitas faces de Jesus. Conhecerá o franzino trabalhador (diarista) de cabelos curtos, sem barba e sem alguns dentes. Conhecerá o simbólico cordeiro sacrificial da imaginação de João. Conhecerá o homem-deus das controvérsias do cristianismo primitivo. Conhecerá o chefe guerreiro da poesia viking. Conhecerá a inspiração das artes. Em suma, conhecerá um Jesus encarnado e reencarnado nestes últimos 2.000 anos.
A História de Jesus para Quem Tem Pressa conta a história da vida de Jesus, do homem e de seu duradouro legado. Separando fatos de ficção, o Professor Le Donne põe Jesus no contexto da vida político-cultural judaica no século 1 e analisa debates sobre seu status de “Filho de Deus” entre os cristãos primitivos.
Le Donne faz um tour pela arte medieval europeia, pelos casos de revisionismo histórico, pelos memes contemporâneos das redes sociais, e compara os vários tipos culturais de Jesus no pensamento iluminista e pós-iluminista. Este guia estimulante, de fácil leitura e compreensão, analisa a grande influência de uma das personalidades mais cultural e artisticamente retratadas, estudadas, cultuadas e comentadas da história da humanidade.


Nessa obra somos apresentados a um visão mais detalhada, profissional e histórica de Jesus. Sendo um livro dividido em 5 partes, onde cada parte vai contar como a sociedade durante esses 2.000 anos viu Jesus. Colocando de uma forma clara e relatando com várias imagens e citações de livros antigos. 

Inicio esta seção pedindo que você use a imaginação. Gostaria que colocasse no lugar das pessoas de uma segunda geração (ainda no século I) dos seguidores de Jesus. O pequeno texto a seguir é apenas hipotético, mas talvez sirva para demonstrar o modo pelo qual a imagem de Jesus se formou na literatura do cristianismo primitivo.
Esse livro é uma pequena obra sobre um grande tema. Onde o autor vai descrever pesquisas e documentários, que vai traçar o percurso que se estende da época de Jesus à presença do seu legado nos dias atuais, indicará somente um caminho possível. 
No primeiro capítulo, o autor vai focar em Jesus, o homem. Onde Anthony vai relatar a vida particular e a vida pública de Jesus, aquela que todos nós já conhecemos. Um capítulo onde vamos encontrar memórias e celebrações vivido por Jesus no século I. Com alguns detalhes que os livros históricos e artigos antigos, nos mostram e deixamos passar despercebido. 

No segundo capítulo, vamos acompanhar a presença de Jesus na literatura do cristianismo primitivo. Onde o autor vai nos mostrar várias imagens e trechos de livros onde comprovam a forma que a literatura transmitia. Ao mesmo tempo, os retratos vão criar algo único; cada novo relato é uma invenção de determinado estágio de desenvolvimento teológico.


No terceiro capítulo, a obra vai focar na evolução de Jesus na imaginação pré-moderna. Ou seja, vamos acompanha os seus seguidores espalhando a sua história através do ocidente e como isso foi posto nos livros de história através dos séculos.

No quarto capítulo, o autor Anthony vai descrever como os historiadores e estudiosos do tempo do "Iluminismo", falam de Jesus. Sendo que religiosos e não religiosos tem com muito esforço falar da reencarnação e vida de Jesus, através de Pinturas, suposições filosóficas e poesias. É nesse mesmo capítulo que eu senti o autor falando com mais afinco sobre a sua opinião sobre o assunto, e foi também nessa parte que eu pude entender tudo com mais clareza.

Por último, tem o capítulo cinco, onde vamos encontrar um relato de Jesus na cultura pop. Ou seja, como a sociedade contemporânea vai explorar o legado de Jesus, com suas diferentes formas descrever Jesus e a sua vida para a comunidade do século XXI.
A primeira coisa que me marcou no livro com toda certeza foi a escrita do autor, e a sua forma de relatar todos os anos de pesquisas e estudos, num livro de apenas 200 páginas. Desde a primeira página o autor consegue nos prender, com uma narrativa leve e direta, o que deixou a leitura bem fluída.

O designer e a diagramação do livro é de arrasar, com a capa tendo uma paleta de cores linda e agradável. 
A História de Jesus para quem tem pressa é um livro muito profundo e intenso, com imagens das pinturas, gravuras e trechos de livros antigos. Sem deixar de mencionar o toque melancólico daquela época, e todo o cenário histórico que me deixou muito tocada e envolta na leitura. É com essas palavras que consigo descrever está magnífica obra.
Espero imensamente que tenham gostado da resenha, e me contêm nos comentários o que acharam da obra.

Beijoss, e até a próxima!!

11 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas achei sensacional a ideia do autor, de juntar tantos fatos históricos (ou não) sobre a pessoa mais fantástica que já passou pelo mundo que conhecemos. É muito legal saber mais sobre, não apenas Jesus, mas sobre a sociedade da época, a religião que se formava e tudo mais. Amei a indicação. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. eu adoro essa série de livros da valentina, já li dois senão em engano, esse eu não conhecia, não o tinha visto ainda.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, muito raramente, acompanho algo da Valentina, mas, gosto da ideia de me debruçar sobre a história de Jesus, isso me fascina, estudar líderes espirituais como Jesus, Buda, etc., por um viés mais técnico sem histeria religiosa, me agrada.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei bem interessante e intrigante a proposta desse livro. Achei ótimo poder conhecer. Parece ser realmente um livro cujo contém um material completo de pesquisas e informações. Eu nunca li nada sobre o assunto.Gostei de conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou uma pessoa religiosa,porém eu tenho vontade de ler esse livro. Pois a história em si, de Jesus, é curiosa e legal conhecer. A proposta do Livro é bastante interessante, principalmente para pessoas que têm curiosidade, mas que não leria algo mais aprofundado, que é o meu caso.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que os livros que saem nessa linhagem "para quem tem pressa" haviam em mim surgido um pequeno pré-conceito. Fiquei imaginando que seriam obras para pessoas "mais preguiçosas" em se adentrarem nos assuntos aos quais gostariam de conhecer.
    E por isso preconceito é algo bem bobo. Obrigada por essa resenha, essa explicação e por quebrar esse paradigma na minha vida. Achei muito interessante a perspectiva histórica e cultural.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Que livro diferente, nao sabia que a valentina tinha publicado ele.
    Acho legal esse estilo de livro. que aborde a historia e a evolução e nao so a parte religiosa

    ResponderExcluir
  8. Ei, não conhecia o livro, mas lendo a sua resenha achei bem interessante o que o autor propôs. Pelo que eu entendi, ele vai mostrando como a sociedade foi vendo e entendendo Jesus com o passar do tempo. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Acompanho o trabalho da Editora Valentina e gosto muito de seus lançamentos. Essa coleção em especial me chamou bastante atenção. Inclusive já vi alguns desses livros na livraria da minha cidade. Uma boa dica para quem quer se aprofundar num determinado assunto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Acho essa coleção da Valentina o máximo. Ainda não tinha visto esse sobre Jesuas e agora já quero ler tbm!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá... Curiosamente essa é a única coleção da Valentina que eu gostaria de ter completa no acervo. Geralmente não curto o catálogo da editora mas eles acertaram em cheio nesses guias. Não se trata de um estudo suuuuuper aprofundado, mas pelo menos pra mim, funciona como um guia de curiosidades e afins. Tenho o de cinema. Estou curiosa pra ler esse sobre Jesus, que - se realmente existiu - não deixa de ser uma figura fascinante (e pena que muitos que se dizem seus seguidores, não entenderam a sua verdadeira mensagem)

    Küss 😘

    ResponderExcluir



O cheiro de livros me dá as boas-vindas imediatamente e eu me sinto em casa. Pode me chamar de Alice, tenho 22 anos (com carinha de 15). sou uma estudante de publicidade eclética e hiperativa de 6h às 18h. Aqui você vai encontrar de tudo um pouco.

Colaborador


Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.